Nesta quarta-feira (17), a Secretaria de Agricultura do DF, suas vinculadas - Emater-DF e Ceasa –, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Conab se reunirão com a Associação dos Produtores Rurais de Alexandre Gusmão (Apag) para assinatura de um contrato do Programa de Aquisição de Alimentos no valor de R$ 542 mil. A reunião que será realizada a partir das 15h, na Aspag, em Brazlândia.
Segundo o secretário de Agricultura, Agnaldo Alves Pereira, 170 instituições beneficentes de Brasília começarão a receber alimentos produzidos no DF, beneficiando ao todo mais de 21 mil pessoas.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) — uma modalidade do Fome Zero, do governo federal — vai injetar R$ 1,23 milhão na economia rural do DF. A Secretaria de Agricultura do DF é responsável pela logística de transporte: o produtor deverá entregar os alimentos em pontos de coleta e a secretaria fará a distribuição às instituições. Além disso, a Seapa fará a seleção das entidades cadastradas. A Emater-DF avaliou e cadastrou as cooperativas e associações de produtores rurais, além de ter visitado várias instituições contempladas.
Quatro associações de produtores assinaram com o Ministério do Desenvolvimento Social contratos que vão garantir a compra, pelo governo, da produção de hortaliças, frutas e derivados do leite. A Aspag é a primeira associação a assinar contrato com a Conab para receber o incentivo dos convênios firmados pelo PAA.
Para o secretário de Agricultura do DF, Agnaldo Alves, com o Programa é possível contemplar uma quantidade maior de instituições e ampliar o atendimento às pessoas que vivem em situação de risco alimentar. “Também se fortalece a agricultura familiar e melhora a qualidade de vida do pequeno produtor rural”, destacou Alves.
Os projetos vão beneficiar creches, orfanatos, casas de recuperação, asilos, abrigos de idosos, crianças e adolescentes.
Integração
Também estão convidados para a reunião na Aspag, representantes de organismos ligados à agricultura de países da América Latina e África que estão em visita à Brasília e participam da 14ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf) no Mercosul.
O objetivo do evento que ocorre até sexta-feira (19) é a troca de experiências sobre segurança alimentar, agricultura familiar e desenvolvimento rural. Durante o encontro serão assinados acordos de cooperação técnica para estruturar políticas agrícolas comuns entre o Brasil e os países da África Austral, além da assinatura de memorandos de entendimento para a implementação de programas de compras públicas entre o Brasil, seus parceiros do Mercosul, África e Índia.
Na visita à Brazlândia, o grupo conhecerá as experiências das associações que atuam com a agricultura familiar no DF, além dos processos de compra pública de alimentos
Fonte: Agência Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário