FORA TEMER !!!

FORA TEMER !!!

sábado, 2 de julho de 2011

Brazlândia passa a ter coleta seletiva




Lixeiras coloridas usadas na coleta seletiva: lixo com diferentes destinações (Jane Godoy/CB/D.A Press)
O Serviço de Limpeza urbano (SLU) lançou ontem o novo programa de coleta seletiva do Distrito Federal. A primeira cidade a receber o serviço será Brazlândia, onde três caminhões devem recolher o lixo reciclável nas residências semanalmente a partir do próximo dia 6. A coleta habitual não será alterada, mas os moradores terão a opção de separar os materiais plásticos, papéis, vidros e metais para entregar aos garis todas as quartas-feiras. O sistema deve ser implementado também no Varjão e no Lago Norte. O objetivo é expandir a iniciativa para todo o DF até o fim do próximo ano.

Lixeiras coloridas usadas na coleta seletiva: lixo com diferentes destinações

A partir de segunda-feira, a população da cidade receberá grupos de orientadores para saber participar do programa. A equipe, formada por 50 profissionais, dará orientações sobre a correta separação do lixo, além de promover ações nas escolas públicas de Brazlândia. “A administração vem fazendo, por meio do projeto Amigos da Transformação, um trabalho com professores e alunos. E agora, com a coleta seletiva, vamos expandir para todas as quadras e casas”, ressaltou o administrador de Brazlândia, José Luiz Ramos.

Reciclagem
A medida educativa deve facilitar o processo de reciclagem, pois, segundo o SLU, muitos materiais deixam de ser aproveitados por estarem acondicionados de maneira errada. De acordo com o órgão, 60% de todo o material é constituído de resíduos não recicláveis. Um folheto será entregue aos moradores para facilitar a distinção entre o lixo orgânico e o seco.

Os resíduos serão entregues diretamente a cooperativas locais para o devido processamento. A meta é capacitar os catadores dos grupos selecionados, com a ajuda de parcerias com o Sebrae e faculdades do DF. “Temos uma cooperativa com 20 trabalhadores, que agora serão recicladores. Vamos aumentar essa equipe para até 60 pessoas”, ressaltou o administrador. No futuro, os resíduos orgânicos recolhidos nos dias habituais devem ser usados como matéria-prima para a fabricação de compostagem. O adubo poderá ser adquirido pelos produtores rurais de Brazlândia, cidade responsável por 53% das hortaliças e frutas consumidas no Distrito Federal.
 
Fonte:Correiweb

Nenhum comentário: