FORA TEMER !!!

FORA TEMER !!!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vigilante incentiva que vida no campo tenha qualidade

Deputado Distrital - Chico Vigilante PT/DF
 
A Agricultura Familiar do Distrito Federal foi tema de um debate, na tarde de ontem, em Comissão Geral proposta pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT), na Câmara Legislativa. Representantes dos agricultores reivindicaram, principalmente, mais investimentos e apoio do governo para ampliar a oferta de alimentos, atingindo segmentos como os restaurantes populares do GDF, escolas e entidades sociais, além de financiamentos mais acessíveis para a compra de equipamentos agrícolas.

O DF comporta cerca de 10 mil estabelecimentos rurais, sendo que 80% deles têm menos de 20 casas. São 397 milhões de hectares de área rural, quase 70% do território do DF, mas apenas 2 milhões aptos à agricultura familiar. O segmento é responsável por 80% da produção de hortaliças da região. Ao todo, são 7 mil empreendedores familiares, sendo 6 mil produtores de hortaliças.

Vigilante abriu a comissão ao lembrar que quando moço, se a sua terra oferecesse condições de ficar no campo, “o Brasil teria perdido um deputado, mas eu teria mais alegria e satisfação se morasse no campo, onde a vida é mais bela”, disse. Com a afirmação, o parlamentar levantou um dos itens reclamados pelos agricultores do campo: condições e recursos para que as famílias de agricultores se mantenham no campo.

O secretário de Agricultura do DF, Lúcio Valadão, usou slides para mostrar números e estratégias para fomentar o setor. Entre elas, políticas na área de abastecimento público e segurança alimentar, infraestrutura, mobilidade e sustentabilidade ambiental no meio rural. Ele ressaltou que a secretaria desenvolve um Plano de Desenvolvimento Rural juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e com as Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa). “Um dos eixos primordiais e que dá sustentação à Agricultura Familiar é a geração de renda e oportunidades”, afirmou.

Ao final, o líder do GDF na Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Wasny de Roure (PT), garantiu que o governo tem a agricultura familiar como uma de suas prioridades.


Embrapa atenderá agricultores

Celso Moretti, diretor da Embrapa, destacou ser necessário fortalecer a agricultura familiar em todo o Brasil, pois cerca de 25% da extrema pobreza do País está no campo. Ele entende que, com investimento no setor será possível manter o homem na área rural. “A Embrapa dispõe de técnicos altamente capacitados para desenvolver tecnologia na agricultura familiar”. Ele contou que a empresa desenvolve um trabalho de redução da vulnerabilidade alimentar no continente africano desde 2005. Em uma de suas experiências, ao ensinar a população de Angola a fazer adubo orgânico à base de melado e leite, eles foram incisivos em afirmar que queriam os produtos para comer.  “Só conhece a pobreza, de fato, quem  já esteve em Angola e no Haiti”, observou Moretti, colocando a Embrapa à disposição dos agricultores.

Fonte: Jornal "O COLETIVO"

Nenhum comentário: