FORA TEMER !!!

FORA TEMER !!!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Nova gestão oferece serviços que beneficiam os moradores de Samambaia

Com o objetivo de dá oportunidade aos cidadãos de apontarem as prioridades nos investimentos governamentais das cidades e na formulação de políticas públicas para o Distrito Federal, o governo Agnelo Queiroz adotou o programa Orçamento Participativo em 2011. Todas as Regiões Administrativas foram contempladas com a ação. Em Samambaia, a comunidade, que participou de sete plenárias, escolheu seus representantes, conhecidos como delegados. A função dos delegados é acompanhar o encaminhamento dos investimentos prioritários elencados.
Em 9 de agosto, delegados e conselheiros do Orçamento Participativo de todo o Distrito Federal estiveram reunidos no Museu da República para entregar ao GDF as propostas de investimento governamental elencadas nas plenárias de base e pela internet – outro serviço oferecido durante os encontros.
Samambaia apresentou 32 propostas de obras de urbanização, construção de escolas, creches, quadras esportivas, ciclovias, postos policiais e de saúde, paisagismo, entre outros. O levantamento das demandas foi organizado por três conselheiros e 72 delegados aclamados nas plenárias.
A Secretaria de Governo do GDF está detalhando a demanda de todo o DF para ser executada a partir de janeiro de 2012. Ainda este ano, a Coordenadoria das Cidades realizará um fórum com os facilitadores do Orçamento Participativo a fim de aperfeiçoar o processo.
“Em Samambaia fizemos o possível para obter a máxima participação da comunidade e respeitamos o processo democrático na indicação desses investimentos públicos. Agora os delegados e conselheiros irão ficar atentos e fiscalizar a execução das obras”, disse o administrador de Samambaia, Risomar Carvalho.
Plenárias do Orçamento Participativo
As reuniões em Samambaia ocorreram durante o mês de maio, nas áreas Sul Par, Sul Ímpar, Norte Par, Setor de Mansões Leste, Norte Ímpar, Área Rural e Expansão de Samambaia. Nesse processo foram aclamados 72 delegados e 18 suplentes.
Nas reuniões plenárias são decididas as obras prioritárias de cada parte da região administrativa. Cada 10 participantes elegem um delegado que irá defender as propostas elencadas na plenária. Quanto maior a participação da comunidade, maior a chance das demandas serem atendidas. Por isso é imprescindível a participação de todos os moradores.
Obras de infraestrutura, academias ao ar livre, projetos de esporte, cultura, lazer e meio ambiente também foram elencados. São pequenas obras que fazem a diferença na qualidade de vida da população.
Gestão 2011
A Administração de Samambaia vem trabalhando em prol do desenvolvimento da cidade. Na saúde, foi inaugurada uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e três Unidades Básicas de Saúde (UBS) encontram-se em construção.
Diversos locais da cidade passaram pelo processo de pavimentação. São eles: Acesso e estacionamento no SESC Samambaia, na estação Metrô, na Administração Regional Samambaia, na Biblioteca Pública Inezil Penna Marinho, nos retornos 2ª Avenida Oeste, na ciclovia Sul Ímpar, na via de ligação quadras 208/210, no acesso das quadras 404/406 e quadra 212 à 1ª Avenida Norte. Drenagem; iluminação pública; reforma e pintura de quadras esportivas, parquinhos; eventos culturais e obras [em andamento] estão sendo realizados para melhoria do bem-estar da população.
“Temos orgulho em mostrar para o DF o que estamos proporcionando para nossa cidade. Essas iniciativas atendem comunidades inteiras que pedem mais segurança, conforto, acessibilidade e qualidade de vida. Convido a todas e todos para nos acompanharem e comemorarem”, disse o administrador Risomar Carvalho.
Operação Cata Entulho
A nova gestão de Samambaia implantou este ano um serviço que pretende diminuir a quantidade de entulho e objetos descartados em lotes vazios e áreas de proteção ambiental. Com uma ligação, o morador da cidade aciona a equipe da Operação Cata Entulho.
A coleta é realizada aos sábados. Funcionários da Administração Regional de Samambaia e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) direcionam caminhões para recolher nas residências sofás, geladeiras, camas ou qualquer outro mobiliário indesejado. Eletrodomésticos velhos, encostados nas casas, também entram na lista dos objetos descartados pelos moradores em locais inadequados. Os materiais são levados para o lixão da Estrutural.
O serviço é gratuito para a comunidade, “para que ninguém jogue seus entulhos em locais indevidos”, completou o coordenador de Comunicação da Administração de Samambaia, Élton Skartazini.

O telefone é: (61) 3359-9354. 
Raquel Coelho
Assessoria de Imprensa

FONTE: http://www.ptdf.org.br

Nenhum comentário: