FORA TEMER !!!

FORA TEMER !!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Vigilante se reúne com administradores regionais para discutir emendas parlamentares

DEPUTADO CHICO VIGILANTE REUNIDO COM ADMINISTRADORES REGIONAIS DO PT/DF
 
O deputado Chico Vigilante, líder do Bloco PT/PRB na Câmara Legislativa, se reuniu na manhã desta segunda-feira (3), na sala de reuniões ao lado do plenário, com os administradores regionais ligados ao Partido dos Trabalhadores e a secretária-adjunta de Planejamento, Wanderly Ferreira da Costa para tratar de questões orçamentárias e da excussão do orçamento nas Administrações Regionais a partir da destinação das emendas dos parlamentares.
Uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda- feira, às 9 h, no mesmo local, com a presença da Secretaria de Obras, Terracap e Coordenadoria de Cidades, além da Secretaria de Planejamento, com os administradores e o deputado Chico Vigilante.
O deputado denunciou um esquema de desvio de recurso enraizado nas administrações regionais, no super faturamento de eventos como shows e espetáculos, inclusive religiosos, beneficiados por destinação de emenda parlamentar. “Este esquema existe em todos os segmentos do governo, inclusive nas Administrações Regionais, e nós precisamos achar a raiz para acabar, porque ele ainda continua lá”, disse o deputado.
Segundo Vigilante, as obras e os eventos são os filões para o desvio de dinheiro público nas Administrações. “O deputado apresenta uma emenda e ela é camuflada. Eles fazem rateio entre eles e pagam pedágio”, relatou. O parlamentar citou exemplos de pseudo - empresas que o procuraram com essa finalidade. Além de botar pra correr, Chico Vigilante ligou para os administradores, um por um. “E fui muito claro, se algum deles se apresentar em meu nome, pode botar pra correr”. E completou: “Muitas dessas coisas acontecem à revelia do administrador”.
A secretaria - adjunta de Planejamento, Wanderly Ferreira, observou que o papel dos administradores é fundamental. “São eles que estão lá na ponta ouvindo a demanda da população”. Segundo Wanderly, a situação orçamentária do DF é muito grave, mas dentro dessa gravidade, o governo tem buscado recursos para atender a todos.
A secretária disse que é contra emendas com altos valores para eventos. “Tem sempre alguém botando a mão”, alertou. “O administrador é quem deve avaliar a prioridade e a relevância dos eventos a serem realizados na sua regional e se anteciparem ao orçamento”, falou.
Wanderly destacou três pontos como sendo cruciais para melhorar a questão orçamentária: “o uso racional de recursos, que implicam em diminuição de emendas para eventos”. Ela explicou que o DF desde a crise de 2009, trabalha com o conceito de “pedalada”, que consiste em empenhar uma despesa anual para o ano seguinte. A pedalada se mantém desde que o Fundo Constitucional do DF foi criado, na saúde, segurança e educação, segundo ela. “A meta do governo é acabar com a pedalada. O secretário de Fazenda está empenhado nisso. A Receita do DF precisa aumentar”, destacou ela.
Uma solução, aponta ela, é fazer no DF o que o presidente Lula fez, profissionalizar o serviço público. “A receita precisa aumentar para que possamos gerir a máquina de forma profissionalizada. As emendas parlamentares, neste momento, exercem papel fundamental para aumentar nossa interlocução com a comunidade”, destacou.
Wanderly pontuou ainda o Orçamento Participativo, bandeira exclusiva deste governo, como um importante instrumento de participação social. “Estamos nos esforçando para reavaliar recursos para fortalecer esse processo, que tivemos tanto trabalho para organizar e conseguimos executar”, disse. O objetivo do governo é destinar recursos do Fundo para pequenas obras em cada cidade, como reforma de praças, quadras de esporte, parquinhos, construção de calçadas e meios-fios, etc.
Ela sugeriu que os administradores trabalhem com as prioridades, que eles podem levantar junto à Coordenadoria de Cidades. “É importante que o morador veja a quadra que ele pediu no orçamento participativo pronta e reconheça isso como fruto da participação dele no governo”, observou a secretária.
Ela informou também que a partir de janeiro, as folhas de pessoal sairão da Secretaria de Governo e ficarão a cargo das próprias Administrações Regionais.
Os administradores elogiaram o deputado Chico Vigilante pela iniciativa e elencaram problemas existentes, elogiaram a portaria criada pelo governador Agnelo, que regulamenta o cachê e  fizeram diversas sugestões.        
Chico Vigilante disse aos administradores que conversará com o governador Agnelo para realizar uma reunião com eles, ouvir as dificuldades de cada um e levantar soluções.  O parlamentar informou ainda que o Bloco PT/PRB apresentou uma emenda de R$40 milhões para creches e a universidade pública do Distrito federal. Argumentou ainda que além das emendas individuais de cada parlamentar, poderão direcionar as emendas de bancada e de duas comissões, Comissão de Constituição e Justiça e de Defesa do Consumidor. “Nós vamos discutir com vocês a destinação dessas emendas, para atender todas as Administrações Regionais”, afirmou.
O parlamentar explicou que o principal objetivo da reunião, uma vez detectado o esquema na realização de eventos nas RAs é o de proteger o Partido dos Trabalhadores, que é uma legenda de combate à corrupção e também o nome dos administradores, muitos servidores públicos e todos eles, cidadãos de bem, com o nome a zelar.     
Estiveram presentes os administradores da Ceilândia, Ary de Almeida, do Gama, Adauto Rodrigues, da Estrutural, Maria do Socorro Torquato Fagundes, de Sobradinho, América Menezes Bonfim, de Sobradinho Francisco de Assis, de Taguatinga, Sabino Vasconcelos, do Paranoá, Carlos A.S. Lima (Garibel), de Brazlândia, José Bolivar da Rocha e de Samambaia, Risomar Carvalho.  

Fonte:Idalina de Castro

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu caro colega Claudinei, afinal, só trocaram o nome do governador do Distrito Federal, porém, o conteúdo de outrém continua ... .

Pergunto-vos>

1- adonde está "O GDF EM NOVO CAMINHO" ?
2- cadê o cumprimento dos 100 dias de prazo que o governador prometeu para resolver os problemas de saúde?
3- porquê o governador insiste em criar UPA'S, retirando os Médicos dos Hospitais já necessitados para as UPA'S, não achas que é tampar o sol com a peneira?
3- porquê ao invés do governador criar UPA's, ele não amplia os Hospitais e Postos de Saúde já existentes, e contrata mais profissionais da área, para dirimir as demandas de nossa Cidade, que está a total inércia ?
4- qual o dispositivo legal que o Governador Dr. Agnelo utilizou-se para nomear alguns Administradores Regionais sem nem mesmo ter o mínimo de estudo?
5- neste governo que ai se hospeda, porquê fazem o continuismo do outro que saiu, no que tange em contratação de pessoas não qualificadas em cargos de suma importância, e que reflete em toda a Comunidade?.

Att.

Ribamar