FORA TEMER !!!

FORA TEMER !!!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

CORRENTE INTERNA DO PT/DF EM AÇÃO




Articulação Unidade na Luta reune integrantes em café da manhã 

A Articulação Unidade na Luta, uma das principais correntes do PT, forjada no movimento sindical, decidiu em café da manhã que aconteceu na manhã de hoje (7) no Sindicato dos Bancários, apoiar a reeleição do governador Agnelo Queiroz. Também ficou definido que os integrantes da vertente, juntamente com outros movimentos e forças do partido, vão escrever um documento que terá como absolutas prioridades, a reeleição do governador Agnelo Queiroz, a vaga de candidato ao Senado do PT, além de oferecer a proposta de programa do partido, dentro do PED – Processo de Eleições Diretas, que acontecerá no dia 10 novembro deste ano.

O café da manhã reuniu cerca de 80 pessoas, integrantes das diversas lideranças sindicais que integram a Articulação, como a categoria de vigilantes, comerciários e serviços, serviços públicos, bancários, telefônicos, processamento de dados, rodoviários, Central Única dos Trabalhadores (CUT), membros do PT Nacional e das zonais do PT/DF.

O objetivo da reunião foi promover uma discussão para reorganizar a corrente e preparar o grupo para o PED, quando ocorre a votação dos representantes do partido, com vistas a 2014.
O deputado Chico Vigilante fez duas sugestões: “na nossa opinião, quem for candidato à presidência do partido não poderá disputar cargo eletivo”, disse. E também propôs que a Articulação convide o governador para um café da manhã, quando Agnelo poderá, juntamente com o secretário-chefe da casa Civil, Swedemberg Barbosa, fazer esclarecimentos sobre o que o governo está fazendo.
 
Chico ainda sugeriu uma reunião nos próximos dias com um chamamento de todos os movimentos que integram o PT, segundo ele, com o objetivo de buscar consenso em torno das mesmas ideias. O deputado alertou para um problema que coloca em risco o movimento sindical por conta de determinadas posturas de grupos que não integram a CUT e, adotando determinadas metodologias que nada tem a ver com o movimento sindical, sobretudo a questão do imposto sindical.“Tem gente comprando o imposto sindical, por isso precisamos agir preventivamente”, alertou o deputado.
 Chico ressaltou a importância de reuniões como a de hoje envolvendo o PT, os sindicalistas e a CUT e destacou que é preciso fazer uma análise real sobre o partido para o PED, que será um preparatório para as eleições de 2014: senador, governadores, deputados federais e estaduais e, no caso do DF, estaduais. “Eu acho que o movimento sindical mais do que nunca precisa fazer um balanço real dos 10 anos do governo Lula e Dilma, porque pra gente continuar defendendo uma proposta que a gente acredita, precisamos fazer um debate sobre os avanços nesses 10 anos. Podemos analisar tanto o serviço público quanto a área privada”.
Chico relembrou o que definiu como sendo uma das coisas mais importantes feitas no início do governo do presidente Lula, quando o presidente determinou que fosse retirado da pauta de votação um projeto que tinha passado pela Câmara Federal e estava a caminho do Senado, na época era ministro do Trabalho, Carlos Dornelles, um projeto que determinava que o negociado valia sobre o legislado.
“Portanto, acabava com toda a legislação trabalhista que a gente tinha”, destacou. Chico também cutucou o movimento sindical no sentido de levantar a voz. Segundo ele, a Direita diz o tempo todo que o PT inchou a máquina, “e eu não vejo o movimento sindical falando das contratações que foram feitas e que foram muitas”, ressaltou.
A deputada Érika Kokay fez coro com as palavras de Chico Vigilante e ressaltou que o Brasil nunca teve um empoderamento tão grande do salário mínimo como no governo Lula, com uma valorização de mais de 70% do salário mínimo e do emprego, mas que a mídia não prega o Brasil real. No que tange ao DF, a deputada observo que Brasília não comporta mais o rorizismo. “Portanto, temos que ter clareza do que vamos enfrentar”, disse. E ressaltou que a Articulação sempre foi a base do movimento sindical, que foi quem transformou o DF e o Brasil.
Rodrigo Brito falou dos movimentos no sentido de promover novos desafios para fortalecer a corrente e o partido. Segundo ele, uma agenda positiva está sendo montada para a realização de diversas plenárias, com uma assembleia geral no dia 5 de junho. “A proposta é dialogar com a sociedade e ajudar o movimento dos trabalhadores com o objetivo de construir uma frente de luta”, destacou.
Os integrantes dos movimentos sindicais falaram do que definiram como sendo incoerências e inconstâncias do partido, mas foram consonantes na necessidade de juntar as forças, unir o partido e partir pra luta pra reeleger o governador Agnelo e, portanto, o projeto do PT/DF, em 2014.
Uma integrante do Sindicato dos Comerciários resumiu bem o espírito do petista, que é do debate para se chegar ao consenso, mas alertou para moderar o tom das críticas e enfatizar os pontos positivos. “Não vamos falar mal, criticar, porque depois nós vamos ter que defender”.
A zonal do Plano Piloto realiza reuniões toda segunda-feira, às 19 h, abertas para toda a militância. A zonal fica no edifício Bolevard, sl 104, Setor Diversões Sul (CONIC).

Fonte:www.chicovigilante.com.br

Nenhum comentário: