FORA TEMER !!!

FORA TEMER !!!

sábado, 11 de julho de 2015

POR UMA EMPRESA PÚBLICA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO DF JÁ !

A maioria dos estados brasileiros possuem sua empresa pública de Processamento de dados, e até mesmo, alguns municípios ja possuem uma empresa Pública de Processamento de Dados, e por que a capital federal ainda não possui?

A criação de uma empresa 100 % pública de TI - Tecnologia da Informação, possibilitaria ao GDF, ter uma política estratégica para os dados obtidos através dos vários sistemas de informação existentes hoje e que são sustentados em muitas estruturas diferentes da administração pública do Distrito Federal, secretarias, administrações regionais e diversas empresas públicas.

Com a empresa Distrital de TI ou Processamento de Dados, o governo poderia melhorar a qualidade dos serviços oferecidos, como por exemplo: O sistema FÁCIL, o sistema do programa de governo NOTA LEGAL,  o Sistema do programa de governo MORAR BEM e ainda poderia utilizá - lá para dar suporte ao BRB - Banco Regional de Brasília, assim como o Banco do Brasil se utiliza dos seviços da BB TECNOLOGIA  E SERVIÇOS ou COBRA TECNOLOGIA.

Com a instalação da empresa Distrital de Tecnologia da Informação ou Processamento de Dados de Brasília no PTCD - Parque Tecnológico Cidade Digital, possibilitaria o desenvolvimento deste setor que a anos vem sendo anunciado mas que nunca tem a atenção necessária dos governos locais para poder sair do papel.

Para a Classe Trabalhadora, oportunidade da criação de mais e melhores empregos na área de Tecnologia da Informação.

Ainda para o governo, é a grande chance de centralizar toda a administração da TI de todos os órgãos da administração publica do GDF em um único local; de desenvolver, armazenar, suportar e disponibilizar a sociedade brasiliense, serviços cada vez melhores.

Também é a oportunidade de ter uma empresa que fomente a utilização de Software Livre  em toda a máquina governamental, podendo assim , vir a economizar muito recurso público e trabalhar na perspectiva da inclusão digital nas populações mais carentes.

Na minha humilde avaliação, o setor de Tecnologia da Informação na capital federal, vem sendo escanteado desde as denúncias que envolveram políticos e várias empresas em um passado não tão distante, no entanto, este é o setor que  nossa cidade tem maior vocação e que por este motivo pode ser um grande nicho para geração de empregos e renda para a população do DF, além de ser uma forte ferramenta para a entrega de mais e melhores serviços públicos a sociedade.

Sabendo da atual conjuntura política e econômica vivida no país e em Brasília, a viabilidade para criação imediata desta empresa seria,  quase zero, porém acredito que a discussão e a formatação deste projeto, deve ter início o quanto antes, para o bem da sociedade e  do setor de TI na capital da república.

Falta um "padrinho " que abrace essa idéia !!!!!

Postado por Claudinei Pimentel

Nenhum comentário: