Atualmente,existe no mundo da informática, uma disputa sendo travada diariamente na guerra dos sistemas operacionais.
De um lado, temos a MICROSOFT com seu renomado sistema operacional,o Windows, em suas várias versões,de outro lado,o chamado SOFTWARE LIVRE desenvolvido em grande parte por comunidades de programadores espalhados pelo mundo.
Quando se fala em software livre,vem em nosso pensamento,o LINUX, que é um sistema operacional com diversas distribuições,como por exemplo:UBUNTU,FEDORA,REDHAT,MANDRIVA,CURUMIN,SUSE,DEBIAN entre outros.Assim como a microsoft possui várias versões do seu sistema operacional ,o Windows ,como por exemplo:WINDOWS 95,98,2000,MILENIUM,NT,XP,VISTA e o Windows 7.
Apesar do esforço das mais diversas comunidades de software livre,para popularizar este,a grande maioria dos usuários,sejam eles, domésticos ou corporativos ainda utilizam os sistemas operacionais da MICROSOFT(WINDOWS).
Existe no governo federal brasileiro, um grande movimento para que seja adotado nas organizações,os softwares livres,porém devido a vários fatores,esta mudança da plataforma proprietária para livre, deve ser mais difícil do que o esperado.
Um dos motivos desta resistência por parte de muitos gestores da área de TI, é a necessidade de suporte rápido e eficiente,que no caso das soluções de código aberto,por enquanto, se mostram deficientes,apesar dos esforços dos membros da comunidade.
Esta é uma discursão que deve seguir por muitos anos,continuar utilizando soluções pagas que garantem suporte ao usuário,ou aderir às soluções que não geram custos iniciais,mas que o suporte é de difícil acesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário