FORA TEMER !!!

FORA TEMER !!!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

16ª Festa do Morango de Brasília

A produção de morango na região gera renda para trabalhadores da cidade

A Festa do Morango faz-se necessário rever a história dos produtores rurais da região de Brazlândia que, na década de 70, através da colônia japonesa assentada no Pólo Irrigado Alexandre de Gusmão, trouxe de São Paulo as primeiras mudas de morango. Até o início dos anos 90 apenas estes agricultores e seus descendentes exploravam a cultura, quando a EMATER – DF, por intermédio dos seus técnicos lotados nos escritórios de Brazlândia e Incra 08, iniciou estudos mais aprofundados visando a disseminação de algumas variedades, com o firme propósito de ensinar as técnicas aos agricultores brasileiros.
Neste ano os 150 produtores da região juntos plantaram mais de 130 hectares de mudas de morango. Segundo dados do escritório da Emater na cidade, a expectativa é de colher mais de 5 mil toneladas no ciclo, isso quer dizer até o mês de setembro.
O cultivo do morango na região torna a cidade a sétima maior produtora do país e a primeira da região Centro Oeste, sendo a espécie “dover” a preferida pelas suas qualidades mais apropriadas ao transporte e comercialização, inclusive para o norte e nordeste do país. Por meio dessa produção é realizada a Festa do Morango todo mês de agosto onde vários produtores da região expõem produtos como cenoura, repolho, batatinha entre outros. E também é realizado um concurso que classifica os melhores produtos. A festa chega a receber mais de 200 mil visitantes de várias cidades.
Além da produção do morango a safra gera empregos na região. Exemplo disso é que para cada hectare plantado envolve de 10 a 15 trabalhadores na época da colheita.
O morango, por exigir altitude, muita água e clima frio, além de pouco sol, somente é plantado nos meses de junho a agosto, daí a festa ser realizada sempre neste último mês, em data que coincide com o pico a colheita.

Quem imagina que o morango não traz benefício para a saúde se engana, ele contém grande quantidade de vitamina C que evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, age contra infecções, ajuda na cicatrização dos ferimentos e evita hemorragias. Além disso, é possível fazer receitas deliciosas com esta fruta como sucos, tortas, doces e licores. 
E para encontrar todos os produtos a base desta fruta vermelha e doce basta visitar a 16º Festa do Morango que será realizada nos dias 26 a 28 de agosto e 01, 02 e 03 de setembro na sede da ARCAG - Associação Recreativa e Cultural Alexandre de Gusmão, localizada à margem da rodovia DF – 080, no Incra 06.
    Durante a Festa do Morango é realizada a Exposição Agrícola de Brazlândia, onde o visitante por encontrar exposição e comercialização do morango “in natura” e seus vários derivados como: bolos, tortas, licores, sorvetes e sucos. Proporciona ao visitante diversão, música, bebida e comidas típicas, tornando-se uma das maiores e melhores festas do Distrito Federal.
 
FONTE: Site da Administração Regional de Brazlândia

Nenhum comentário: