FORA TEMER !!!

FORA TEMER !!!

domingo, 21 de abril de 2013

XX FESTA DA MÃE COM O FILHO DE BRAZLÃNDIA


Dona do segundo maior santuário do Brasil, Brazlândia deu início às festividades da 20ª edição da Festa da Mãe com o Filho. O maior símbolo religioso do evento, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, veio de Portugal e chegou de helicóptero. A santa arrastou milhares de fiéis em peregrinação pelas ruas da cidade, até o Santuário Menino Jesus de Praga. Foram cinco quilômetros de oração e fé. 

 











A imagem chegou às 18h. Na sequência, uma missa foi celebrada pelo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha. O primeiro dia de festa foi encerrado com um show evangelizador. Segundo a organização do evento, até amanhã, quando acontecem as últimas celebrações no local, a festa reunirá  entre 20 mil e 25 mil pessoas.

O Santuário Menino Jesus é o maior do DF e só perde, no País, para a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo. O lugar acomoda seis mil pessoas sentadas e um total de 12 mil fiéis por missa. Foi construído há 39 anos e há dez começou a ser reconstruído para poder receber a Festa da Mãe com o Filho, que já se tornou evento tradicional de Brazlândia e está no calendário oficial de comemorações do DF.

Preparação


A preparação para receber Nossa Senhora de Fátima começou há uma semana, com o Cerco de Jericó - uma campanha de sete dias e sete noites de oração, com o objetivo de derrubar as “muralhas” e conseguir uma vida mais santa, segundo os religiosos. Padre Amadeu, responsável pelo santuário, explicou que este período que antecede a festa mobiliza toda a cidade e serve para a adoração do Santíssimo Sacramento. “É um momento onde a Virgem Maria, como mãe, faz um gesto de carinho, acolhe e leva o fiel para a sua casa, num sentimento de família”, explicou o padre.

Nossa Senhora de Fátima é conhecida pelos fiéis por ser generosa, acolhedora e poderosa. As histórias dão conta de aparições e milagres. Mesmo quem ainda não obteve glória alguma garante que a força da santa é grande. “Os pedidos eu faço a toda hora, mas, na festa, deixo para agradecer”, contou a comerciante Lêda Maria, 54 anos. Ela tem uma loja de artigos religiosos em Brazlândia e todos os anos monta uma barraca na festa. A mobilização, porém, é pela fé. Entre terços, imagens, bíblias e anjos, Lêda conta  que quer participar da festa. “Até porque o lucro nem é grande”, diz.

Os recursos para cobrir as despesas com a festa são do Governo do DF e somaram R$ 98 mil. Mesmo com este investimento, a estrutura não agradou a todos. Uma reforma iniciada há dois meses para ampliação do estacionamento do Santuário não ficou pronta, e os fiéis e comerciantes que participaram da festa tiveram que lidar com o barro e a lama. “Isso atrapalha”, disse o servidor público Renato Ferreira, 47 anos, responsável pela barraca de churrasquinho. Ele precisou montar as churrasqueiras no barro.
Segundo o administrador de Brazlândia, Bolivar Rocha, todos os contratos para a festa foram licitados separadamente e o da obra no Santuário, feito pela Novacap. “Ainda está no prazo, são cinco meses. Foi combinado com o padre de que seria nesta época e é uma reivindicação da cidade”, explicou.


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Nenhum comentário: