FORA TEMER !!!

FORA TEMER !!!

segunda-feira, 20 de junho de 2016

DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS DE TI NO DF E NO BRASIL




 REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO JÁ !!!

Os trabalhadores de TI - Tecnologia da Informação do Distrito Federal e do Brasil a aproximadamente 30 anos esperam para ter sua profissão regulamentada e até hoje não se avançou nesta discussão no Congresso Nacional, devido a muitos fatores; muitos interesses; muitas divergências; entre trabalhadores, empresários, governo e o próprio parlamento brasileiro.
Agora, com o atual cenário político, se ventila novamente a possibilidade de se avançar com um projeto que venha a regulamentar uma profissão que hoje pode ser considerada uma das mais estratégicas para o desenvolvimento do Brasil e que os profissionais são na grande maioria, bastante qualificados e desejam ter sua profissão devidamente reconhecida.

Hoje , se quer priorizar na regulamentação da profissão de TI, somente Técnicos e Analistas, deixando de lado as várias outras atividades desempenhadas pelos profissionais da área.

Ainda como problemática, para uma possível regulamentação , temos a discussão entre os diversos setores, sobre se ter ou não instituído pela referida regulamentação, um Conselho Federal. Alguns segmentos acreditam ser necessário a criação do Conselho enquanto outros segmentos acreditam não ser no momento da regulamentação, o fórum adequado nem o momento para se criar tal conselho.

Outra problemática é a tal falada Reserva de Mercado, que também divide opiniões entre empresários, trabalhadores e os acadêmicos que discutem a Regulamentação da Profissão de TI no Brasil.

Como pode-se verificar, esta é uma discussão que envolve muitos interesses, mas que é chegada a hora de envolver trabalhadores, empresários e governo para conseguir obter um resultado positivo e regulamentar a profissão de TI.

 Pior do que ter uma Regulamentação precária ou deficitária, é ao meu ver, não tê - la regulamentada.

REPRESENTAÇÃO NOS PARLAMENTOS JÁ !!!!

Um dos motivos para que até hoje não tenha havido a Regulamentação da Profissão de TI no Brasil, certamente foi a falta de representação da categoria no Congresso Nacional. Neste sentido, as representações dos trabalhadores em todo país, devem potencializar a organização dos trabalhadores por estado, para que nas próximas legislaturas, a categoria possa discutir uma proposta oriunda da vontade daqueles que fazem no dia a dia essa profissão e que possamos eleger vários parlamentares comprometidos em fazer a Regulamentação da Profissão de TI, para atender os anseios dos trabalhadores.

Para além da Regulamentação da Profissão, outras tarefas estão sendo colocadas na ordem do dia, como por exemplo no Distrito Federal, a discussão da implementação do Parque Tecnológico Cidade Digital  e a Empresa Brasiliense de TI e no campo nacional, o Piso Nacional entre outros temas.

EMPRESA BRASILIENSE DE TI JÁ !!!

Em vários estados brasileiros e até em alguns municípios existem Empresas Públicas de Tecnologia da Informação e no Distrito Federal ainda não possuímos esse instrumento.

O momento de crise talvez não seja propício para tal discussão, no entanto, na capital federal, vários programas do GDF estão hoje sendo administrados por diferentes órgãos da administração pública o que pode vir a ocasionar vários problemas tanto de disponibilidade como de falta de segurança dos dados armazenados entre outros. Ainda outro problema para o GDF é que, a descentralização da TI, dificulta a consolidação das informações e a elaboração de programas governamentais que visem beneficiar a vida da população. Programas como NOTA LEGAL, MORAR BEM e o sistema FÁCIL constantemente apresentam problemas, o que causam grandes transtornos aos cidadãos brasilienses e a Empresa Brasiliense de TI, seria com certeza um meio de solucionar esse gargalo.

Além de ser um concentrador das informações estratégicas para um governo, possuir uma empresa de TI, poderia ser um potencial estímulo ao Software Público Brasileiro, com a disseminação do Software Livre e outras políticas de  inclusão digital. Ainda pode-se utilizar essa EMBRATI - Empresa Brasiliense de Tecnologia da Informação como braço Tecnológico do BRB - Banco Regional de  Brasília, assim como a BBTS para o Banco do Brasil, desenvolvendo e dando suporte a todas soluções de TI do Banco Regional de Brasília, entre outras atribuições que poderiam ser delegadas a mesma.


PARQUE TECNOLÓGICO CIDADE DIGITAL JÁ !!!!

Há vários anos, os governos do Distrito Federal discutem a implementação do PTCD - Parque Tecnológico Cidade Digital e até o momento pouco se avançou neste assunto e somente o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal se instalaram no local mas as empresas do setor privado ainda não tiveram estímulos para ali se instalarem e a ida de mais uma empresa pública, ajudaria na consolidação deste projeto.

Muitos outros temas, podem ser discutidos, tais como Software Livre e o Piso Nacional para a categoria, no entanto todos dependem da organização dos trabalhadores e da disposição dos mesmos em fazer o debate e  a Luta.


Postado por Claudinei Pimentel



 


 


Nenhum comentário: