FORA TEMER !!!

FORA TEMER !!!

domingo, 20 de dezembro de 2015

Igreja celebra Ano Santo a partir de 08 de dezembro

 



O arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, fará a abertura da Porta Santa da Catedral Metropolitana, neste domingo, 13/12, às 08h30. O rito de abertura terá início com a procissão, que sairá de frente a Cúria Metropolitana, rumo à Igreja Mãe Catedral.

A abertura da Porta Santa marca simbolicamente o início do Ano Santo, convocado em abril e inaugurado oficialmente pelo Papa Francisco no último dia 08, quando abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma.

A travessia pela porta representa a reconciliação com Deus e a rejeição de uma vida de pecados. Vale salientar que quem atravessar a Porta Santa poderá receber indulgência plenária, desde que se confesse, comungue, reflita sobra a Misericórdia e reze pelo Santo Papa.

No dia 27/12, dom Sergio abrirá a Porta Santa do Santuário Menino Jesus de Praga, em Brazlândia, às 10h.

Brasília ainda conta com duas outras Portas Santas, ambas pertencentes ao Ordinariado Militar, uma na Catedral Militar Rainha da Paz, aberta no último dia 08/12, e a outra no Santuário da Mãe Rainha de Schoenstatt, que será aberta também no dia 13/12, às 10h.

As comemorações seguem até o dia 20 de novembro de 2016, dia da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

 

Ano Santo: Tempo de Conversão

O Ano Santo é um ano especial, cheio de graças, e que proporciona conversão, evangelização profunda e a concretização das Palavras de Deus em gestos de perdão, de ajuda e de amor.

Foi inspirado no Ano Jubilar celebrado pelos hebreus, a cada 50 anos, quando se concediam perdões de dívidas, devoluções de campos comprados, auxílio econômico aos miseráveis e a libertação dos escravos, como forma de melhorar a relação com o próximo, com a natureza e com Deus.

O primeiro Ano Santo da história foi celebrado Papa Bonifácio VIII, em 1300, que estabeleceu que essa cerimônia deveria ser proclamada a cada 100 anos. O objetivo inicial era consentir que os fieis recebessem o perdão dos pecados e a indulgência.

O Papa Clemente VI convocou o Ano Santo em 1350, reduzindo para 50 anos o tempo máximo entre cada celebração. A ideia era permitir a possibilidade que cada pessoa pudesse celebrar o Ano Santo ao menos uma vez na vida.

Em 1475, o Ano Jubilar passou a ser celebrado a cada 25 anos, sendo classificado como Ordinário. 

Quando o Ano Santo é proclamado em um espaço de tempo menor que 25 anos, para celebrar algum fato especial, como neste ano, o Ano Jubilar é considerado Extraordinário.  "Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia  (...) que trará o tema: ‘Sede misericordiosos como o Pai’”, enfatizou o Papa quando oficializou essa celebração, em abril deste ano, por meio da Bula Misericordiae Vultus

Já as Portas Santas são consideradas santas porque são abertas pelo Papa para marcar simbolicamente o início de um Ano Santo.

Geralmente, como acontece em Roma, escolhem-se portas laterais de um templo para serem Portas Santas. Após isso, essas Portas são seladas com cimento e tijolos, permanecendo intactas por anos.

Durante os Anos Santos, essas Portas são abertas pelo Papa com a ajuda de um martelo e com o auxílio de operadores, que retiram a parte mais grossa e difícil.  

As Portas Santas podem ser atravessadas durante todo o Ano Santo, mas ao fim deste, elas voltam a ser lacradas.

A abertura simboliza a acolhida aos católicos e também a passagem para a salvação, uma vez que quem passar pela Porta Santa poderá receber indulgência plenária, desde que confesse-se, comungue, reflita sobra a Misericórdia e reze pelo Santo Papa.

“Neste Jubileu, deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca se cansa de abrir a porta de Seu coração para repetir que nos ama e quer compartilhar conosco a sua vida”, concluiu o pontífice Francisco.

Fonte:arquidiocesedebrasilia.org.br


Nenhum comentário: